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19 Dez 2024
Relatório Cibersegurança em Portugal, tema Sociedade já disponível
O Relatório Cibersegurança em Portugal, tema Sociedade 2024, desenvolvido pelo Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) analisa as atitudes, comportamentos e a educação e sensibilização no âmbito da cibersegurança, com base em dados de 2023 e de 2024, apresentando conclusões e identificando algumas recomendações estratégicas para organizações e indivíduos.
Este estudo, que vai na 6.ª edição, sistematiza dados disponíveis sobre matérias ligadas à cibersegurança, tais como do Eurostat e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e recolhe outros de fontes abertas ou de inquéritos à comunidade, nomeadamente os relativos à sensibilização e educação.
Das principais conclusões dentro dos domínios analisados, destaca-se:
- Exposição: elevada exposição digital dos utilizadores e organizações à internet e certos serviços digitais;
- Nível de interesse do tema: destaque crescente nos media e índices de pesquisa online de ciberameaças relevantes ligadas ao fator humano;
- Atitudes e comportamentos: elevada sensibilidade das organizações relativamente à cibersegurança, embora tenham poucos recursos internos;
- Sensibilização e educação: pouco uso de meios de grande alcance para campanhas de sensibilização em cibersegurança, mas maior investimento das organizações em ações dirigidas aos colaboradores. Continua a aumentar o número de cursos e alunos de cibersegurança no ensino superior.
Face aos riscos e vulnerabilidades associados às tendências, o relatório identifica recomendações para as organizações e indivíduos:
- Associar a literacia digital nas escolas e outros contextos educativos a uma literacia para a cibersegurança;
- Promover boas práticas nas organizações, como o múltiplo fator de autenticação (MFA), de forma mais acentuada;
- Capacitar mais os recursos das organizações em cibersegurança, nomeadamente na Administração Pública e pequenas e médias empresas (PME);
- Aumentar o alcance das ações de sensibilização chegando a um público mais alargado.
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