Política de Privacidade

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Recomendações

A Webcheck.pt tem o objetivo de tornar mais claro e de simples compreensão os standards e boas práticas mais relevantes para manter o seu domínio seguro. As recomendações aqui apresentadas são meramente indicativas das melhores práticas que devem ser adotadas para que a presença da sua organização no ciberespaço se torna mais segura.

DNSSEC
DNSSEC (Domain Name System Security Extensions) é o nome dado às extensões de segurança ao protocolo DNS (Domain Name System) concebidas para proteger e autenticar o tráfego DNS. Estas extensões fazem uso da tecnologia de criptografia assimétrica para assegurar a autenticidade e a integridade da informação trocada entre servidores DNS e entre estes e as aplicações do utilizador.

Para saber mais sobre DNSSEC: "Tutorial DNSSEC", Associação DNS.PT, 2019

SPF, DKIM e DMARC
SPF, DKIM e DMARC são standards que visam o reforço da segurança do correio eletrónico das organizações. O SPF (Sender Policy Framework) tem o objetivo de limitar os canais autorizados para o envio de correio eletrónico, o DKIM (DomaimKeys Identified Mail) visa garantir a integridade e autenticidade do correio eletrónico enviado através da utilização de tecnologia de criptografia assimétrica e o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) permite declarar ao destinatário o que deve fazer quando recebe uma mensagem de correio eletrónico que falha nas validações dos protocolos SPF e / ou DKIM. 

Para saber mais sobre SPF, DKIM e DMARC: "Recomendação Técnica 01/2019”, Centro Nacional de Cibersegurança, 2019